
Para construir hábitos saudáveis é necessário algumas mudanças de hábitos. Ser saudável não se limita apenas em alimentação, uma vida ativa também é necessário. O sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde, por isso, pratique uma atividade física, em algum momento do seu dia, nem que seja antes ou depois do trabalho. Todas as pessoas estão aptas a se movimentarem, claro respeitando cada faixa etária. Crie hábitos que vão te dar longevidade.
Por exemplo adolescentes deve praticar pelo menos 60 minutos por dia de esportes que podem ser Vôlei, futebol, basquete, Natação, dança, pular corda, Musculação dentre outros. Ja adultos e idosos devem praticar 150 minutos por semana, consulte sempre um médico para garantir que seu estado físico esteja de acordo para praticar por esse tempo, mais ou menos. Atividades que são bastante aderidas para os públicos nessa faixa etária são exercício aeróbico, musculação, pilates e alongamento.
Certamente os exercícios estão diretamente ligados a uma vida longa e saudável. Os exercícios ativam a circulação sanguínea e revigoram o organismo. Através de pesquisas e estudos científicos está provado que o sedentarismo o maior inimigo do corpo e da mente. Fazer atividade física vai te ajudar em vários âmbitos da sua vida, mas principalmente no aumento da sua resistência e fornecimento de nutrientes e oxigênio aos seus tecidos, evitando a fadiga.
Hábito N°1 para uma vida Saudável
Diminua o consumo excessivo de café, já existem diversos estudos que comprovam que o consumo excessivo causa diversos danos a saúde. Nesse faça a substituição do café aumentando o consumo de chás. Muito se sabe que a cafeína é aliada no combate ao cansaço, isso é bom, mas o consumo em excesso pode causar danos que não queremos ter. Outro problema com a cafeína é que ela pode levar ao vício. As pessoas que consomem cafeína regularmente tornam-se tolerantes e ela para de funcionar como antes, configurando mais um dos malefícios do café em excesso.
Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia, doses de 75 mg a 300 mg de cafeína por dia são capazes de aprimorar o rendimento em atividades físicas e intelectuais. Essa quantidade é facilmente atingida em 3 xicaras por dia. Certamente abusar do café pode causar arritmia, agitação, irritabilidade, nervosismo e insônia. Em gestantes, o consumo acima da quantidade segura pode causar atraso na formação cerebral do feto.
É super válido depois de atingir a dose segura diária passar para chá! Mate, preto, verde e branco ainda contêm cafeína, mas em doses menores. Você pode optar pelos sabores que são livre da substância, como camomila, erva-cidreira, erva-doce e de frutas. Cada um deles tem efeitos super legais que queremos atingir no decorrer do dia.
Habito N°2 Reduza as gorduras e frituras
As gorduras presentes em carnes e alimentos de preparo rápido certamente fazem muito mal para a saúde. Quem esta um pouquinho mais ligado em hábitos saudáveis ja esta cansado de saber disso. Esse tipo de gordura e alimentos causam o colesterol, trazendo vários problemas a saúde principalmente para o coração.
Ou seja o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação que pode atingir o hipotálamo, uma importante região do cérebro que controla a fome e a saciedade. Essa inflamação causada pela gordura destrói os neurônios fazendo com que a pessoa não se sinta saciada. Esse excesso de gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em alguns órgãos, como o fígado e o pâncreas. As frituras também são vilãs elas comprometem o equilíbrio orgânico, podendo causar até mesmo câncer em razão das toxinas que contém.
Descanse e Durma Bem
Uma pessoa saudável não é aquela que esta 24h por dia ativa, produzindo sem para! Dormir, descansar é tão importante quanto todas as demais tarefas. Se engana quem pensa que dormir 3/4 horas por noite é benéfico, mentira errado! Nosso corpo necessita do descanso para sobrevivência e saúde, tanto física quanto mental. Portanto programe seu dia e suas atividades em cima de um cronograma que lhe permita descansar, necessariamente dormir no mínimo 7 horas por noite.
Dormir é o momento de repouso do organismo, e sim seu organismo precisa disso, esse é o momento em que o cérebro se livra de resíduos para poder revigorar suas energias. E a privação dele contribui para o aumento do nível de stress, falta de memória, de atenção e de concentração. Com apenas uma hora a menos de sono já é possível sentir efeitos do cansaço no dia seguinte e dificuldades de concentração: erros pequenos no trabalho, esquecimento de palavras ou tarefas, desconcentração no trânsito e muito mais.