Skip to content

Dieta Vegetariana é Saúdavel?

Assim como toda dieta bem elaborada e bem executada tem seus benefícios a dieta vegetariana também tem. Quando é bem planeada, é um padrão alimentar saudável e poderá ser benéfica para a saúde, prevenindo algumas doenças. A dieta vegetariana tem sida cada vez mais aceita pela sociedade. E por conta disso ela te, sido cada vez mais estudado, e esses estudos tem nos mostrado inúmeros benefícios a saúde. Tais como: Redução da prevalência de doenças oncológicas; doenças como câncer e depressão tem assolado as pessoas nos últimos anos, e através de atividades físicas e dietas e possível diminuir bastante esse índice.

Diminuição significante no quadro de obesidade; uma dieta vegetaria frisa alimentos mais naturais e saudáveis, limitando um pouco as escolhas por alimentos como lanches e pizza, fazendo com as pessoas tenham menos opções para esses alimentos e acabam se alimentando de forma mais limpa e saudável.

Melhoria significativa nas doenças do coração, por exemplo doença cardiovascular. O fato da dieta não conter carne nenhuma de origem animal, faz com que o consumo de gorduras seja reduzido quase que a zero diminuindo então os entupimentos de veias arteriais. Aumento da longevidade., quem não quer viver mais né mesmo, ainda mais se for para viver com qualidade de vida e saúde. Dietas vegetarianas também reduzem o quadro de doenças como hipertensão e diabetes, duas doenças crônicas que também acometem milhares de pessoas no mundo todo.

Benefícios de uma dieta vegetariana

Estudos comprovam que uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, ou seja, alimentos que não tem origem animal, esses alimentos possuem uma baixa densidade calórica. Mas melhor que isso é a quantidade reduzida de gorduras totais, saturada e colesterol. Simples as gorduras vilã para o bom funcionamento do coração e não só isso vilã para diabéticos e colesterol alterado. Certamente esse tipo de dieta pode favorecer não somente a perda de peso, mas também manter níveis de gorduras sanguíneas baixos. Ou seja prevenindo, assim, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Sem duvidas uma alimentação natural, ou seja rica em frutas, legumes e verduras a quantidade de fibras, vitaminas e minerais fica dentro dos níveis recomendados e que garante saúde. Sabemos que o consumo diário de fibras garante o bom funcionamento do intestino e a sensação de saciedade também são favorecidos. Portanto se o individuo se sente satisfeito por mais tempo, menos ele precisa estar comendo, favorecendo então o emagrecimento.

Estudo comprovam que se alimentar através de um cardápio vegetariano derruba em 32% a probabilidade de ter um entupimento nas artérias do coração, o que leva ao infarto. Como ja citado acima esse tipo de dieta diminui significativamente doenças do coração.

Equilíbrio do Planeta

Falando um pouco não questão da pessoa que se alimenta dessa forma, ou seja uma dieta vegetariana, mas sim sobre o equilíbrio no planeta. A preservação do meio ambiente, certamente é um dos motivos que fazem milhares de pessoas adotarem esse estilo de dieta diariamente.

Junior Lima disse: “No vegetarianismo, existem muitas opções deliciosas de comida e a carne acaba não fazendo falta. Mas o principal motivo para me tornar vegetariano foi pelo fato de não querer contribuir com uma indústria que considero antiética com os animais. E que é responsável por grandes problemas ambientais, como a mudança climática por conta das emissões excessivas de gases do efeito estufa. Não só isso o desmatamento das florestas, o consumo de água muito acima da média, dentre outros…”, afirmou.

Além disso, complicações de saúde devido hábitos alimentares pobres em frutas e vegetais, mas ricos em alimentos processados, têm se tornado uma preocupação de saúde pública no mundo todo. Podemos ver nos EUA por exemplo o índice de obesidade é altíssimo justamente pelo consumo exacerbado de industrializados e gorduras. Segundo a revista Forbes, uma redução global no consumo de carne entre 2016 e 2050 poderia salvar até oito milhões de vidas por ano e poupar 31 trilhões de dólares com cuidados de saúde e ações de combate às mudanças climáticas.