Skip to content

Dieta Paleolítica: Como Funciona esse Estilo de Vida

Dieta paleolítica

A famosa dieta paleolítica está sendo adotada por muitas pessoas que estão em busca de conseguir emagrecer, além de serem de certa forma consideradas naturalistas.

O foco principal desse estilo de vida está em basicamente pregar o jejum prolongado, o consumo de carne a vontade, assim como era feito na época dos homens das cavernas.

Naquele período, o homem não tinha geladeira em casa, ou seja, ele não tinha condições para conseguir armazenar a comida sem permitir que ela estragasse.

Por isso, era muito comum que o homem paleolítico precisasse jejuar de manhã e a noite justamente por que ele não tinha comida. A noite ele jejuava por não ter comida na caverna, e de manhã ele precisava jejuar até conseguir encontrar alguma caça para comer.

A dieta paleolítica propõem que você volte a seguir o mesmo princípio alimentar que os nossos ancestrais tinham no início da civilização humana. Basicamente, sua alimentação será a base de frutas, sementes, carne.

E a justificativa que os praticantes desse estilo de vida nos dão é: o nosso corpo foi moldado para esse tipo de alimentação durante milhões de anos, logo, é uma coisa para qual nós seres humanos estamos mais do que preparados.

A dieta paleolítica foi construída baseada no argumento de que muitas das doenças que nós enfrentamos nos dias de hoje como diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade.

São frutos do consumo excessivo de carboidrato simples e refinado que foi imposto a nós pela vida moderna, ou seja, os praticantes desse estilo de vida dizem que se você seguir este método vai conseguir emagrecer voltando ao jeito de viver e se alimentar que os nossos ancestrais tinham.

Como a dieta paleolítica ajuda a emagrecer?

O efeito principal desse método em relação a diminuição da gordura corporal está diretamente ligado ao corte dos carboidratos, como você bem sabe, o principal responsável pelo acúmulo de gordura é o carboidrato, logo, se você remover ou diminuir o consumo, vai conseguir emagrecer.

Os carboidratos que são naturalmente consumidos por nós seres humanos durante a nossa vida moderna como pães, massas, são absorvidos de forma rápida estimulando o açúcar no nosso sangue, fazendo com que você sinta cada vez mais vontade de comer.

Ou seja, o consumo excessivo desses alimentos não só vai fazer com que você aumente o seu percentual de gordura, como também existe uma grande chance de você desenvolver compulsão alimentar.

Se tratando da dieta paleolítica, esses carboidratos simples e refinados são excluídos completamente, fazendo com que você consiga alcançar o seu objetivo de emagrecer e queimar gordura corporal.

Como funciona a dieta paleolítica?

Carne a vontade: se tratando da alimentação no período paleolítico, a carne era de fato um dos alimentos tidos como básicos do período paleolítico. A carne é um alimento rico em proteína e muitos nutrientes que são essências para a vida humana! O consumo de carne é o que proporciona a nossa manutenção principalmente em relação ao tecido muscular.

E nas carnes que nós conseguimos encontrar as maiores quantidades de aminoácidos essências que são necessários para o nosso organismo e nós humanos não somos capazes de produzir.

Por outro lado, é muito importante que você leve em consideração que a carne em excesso pode trazer muitas complicações para a saúde humana, por isso, tome cuidado com esse “a vontade”.

Alguns estudos feitos por especialistas apontam que o excesso de proteína pode fazer com que o nosso rim se sobrecarregue fazendo com que a gente fique incapacitado de conseguir ter um filtro do sangue de forma eficiente.

Sem grãos e massas: como ainda não havia cozinha, e o homem naquela época não tinha o costuma de plantar, colher, ou processar grãos como o arroz, não existia esse tipo de comida no período paleolítico. Levando em consideração esse fato, as massas não existiam, dessa forma, é natural que as massas sejam completamente excluídas desse método de emagrecimento.

Por isso, os carboidratos são melhores aproveitados sendo retirados apenas de produtos naturais como frutas por exemplo, dessa forma, fazendo com que o açúcar no nosso sangue seja de fato melhor controlado.

Como você já deve saber, o carboidrato em excesso é um dos principais fatores que causam o acúmulo de gordura no nosso corpo, ou seja, se você está interessado em emagrecer, é muito importante que você procure diminuir a ingestão de carboidratos na sua dieta, não só diminuir, como também escolher opções melhores de carboidrato para você.

Abusar dos vegetais e das frutas: os vegetais são um dos principais fornecedores de vitaminas e nutrientes, e se tratando dessa dieta, eles também vão ajudar com que você consiga controlar o seu consumo de carne.

Sabendo utilizar os vegetais, você vai ter um aumento na quantidade de fibras que você vai estar ingerindo por dia, logo, você vai se sentir mais saciedade por conta do aumento das fibras que você vai estar consumindo no seu dia a dia, por isso, é muito importante que você leve em consideração o seu consumo.

Lembrando que alguns dos alimentos possuem mais carboidratos do que outros, por isso, é importante se atentar a esse fato para que você não acabe se esbaldando no consumo de carboidratos. Entre as frutas, as com maior quantidade deste nutriente são a banana, abacate, melancia, melão e coco.

É necessário que você equilibre esses alimentos com outros que vão conter uma quantidade inferior de carboidratos, dessa forma, você vai fazer com que as coisas mudem de figura para você possibilitando a perda de peso.

Lembrando que a dieta paleolítica é um estilo de vida que é muito utilizado ao redor do mundo, mas antes de fazer qualquer prática é muito importante que você procure um profissional licenciado para que ele possa orientar você da melhor forma possível.

A dieta paleolítica não tem contraindicações, afinal, é uma forma de se alimentar que o ser humano utilizou por milhares de anos, porém, eu acredito que você cidadão comum, já não está mais habituado a esse estilo de vida, por isso, é melhor procurar uma médico para ter certeza de que a sua saúde vai permitir que você siga esse novo estilo de vida.

Se você colocar em prática a dieta paleolítica de forma correta, você certamente vai alcançar o resultado que você deseja, afinal, estamos falando de um estilo de vida que tem inúmeros testemunhos na internet.

E além disso, vai poder desenvolver uma qualidade de vida muito melhor em comparação a que você tinha anteriormente.

5/5 - (1 vote)
Compartilhar:

Gostou? Alguma dúvida? Deixe seu comentário!

comentários

Método Revolucionário Elimina Até 10kg em 27 dias!Clique Aqui!