Skip to content

Dieta Dukan – Um Passo a Passo Completo

Dieta Dukan

Saiba tudo sobre a dieta Dukan e perca até 5 kg por semana!

Um mal muito comum enfrentado pelas pessoas certamente é o sobrepeso, pois quando se nota, ganhou 5…7…10 quilos a mais, e não se sabe como eliminá-los.

Se este é o seu caso, não se sinta sozinho(a), pois sabemos que a rotina não permite dar total atenção à alimentação, o que acarreta no ganho de gordura, que dificilmente perdemos sem esforço.

O grande problema de engordar é que só percebemos os impactos quando já atingimos uma quantidade de gordura visível, o que significa gordura localizada, que é a mais difícil de ser eliminada.

Depois da descoberta entramos naquela fase de “vou emagrecer, farei dieta e correrei todos os dias!”, acontece que até conseguimos no primeiro dia, mas depois começamos a sentir falta do que comíamos e desistimos de tudo.

Para emagrecer é preciso, acima de tudo, de disciplina e estímulo, mas como se pode ter estímulo quando a única coisa que pode comer é um prato de alface?

Entendemos que é bem difícil, mas saiba que você não precisa passar por isso.

Como assim? É isso mesmo, você pode emagrecer sem precisar passar fome e comer apenas vegetais.

Uma destas maneiras é por meio da dieta Dukan, que lhe ensinaremos neste artigo para te ajudar a perder os quilinhos indesejáveis.

Continue sua leitura e veja que para emagrecer, não é preciso sofrer!

O que é a dieta Dukan?

A dieta Dukan foi criada há cerca de 10 anos pelo médico Pierre Dukan, e consiste na diminuição extrema de carboidratos da alimentação diária.

Você deve estar pensando “mas por que diminuir os carboidratos?”, por isso saiba que os carboidratos são os maiores responsáveis pelo acúmulo da temida gordura abdominal.

Isso acontece porque a metabolização do carboidrato ocorre rapidamente, e com isso o corpo não aproveita muito, o que gera muitos rejeitos, que viram gordura.

Além disso, ao consumir o carboidrato você sente uma necessidade maior de comer, pois ele abre o apetite, e sabemos que comer demais engorda, e muito!

Você pode estar pensando que não come tanto carboidrato em seu dia a dia, já que não costuma comer pão, por exemplo, mas saiba que cerca de 40% de tudo que comemos em um dia é carboidrato.

Arroz, pão, macarrão, raízes, açúcar, frutas, batatas, são alimentos que certamente você consome ao longo do seu dia, e estão causando o aumento de peso.

Por esta razão, Pierre Dukan criou essa dieta, a fim de eliminar o principal causador do acúmulo de gordura corporal.

Mas, não se preocupe, pois você não comerá carboidratos, mas estará muito bem servido de carnes, vegetais e boas gorduras, como o azeite e os queijos.

Como funciona a dieta Dukan?

Como funciona a dieta DukanAgora que você sabe o que é a dieta Dukan, te explicaremos como ela funciona, para que você possa se preparar e organizar

A dieta se divide em 4 fases: fase de ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização.

1ª fase: Ataque

A primeira fase visa “desintoxicar” o corpo de carboidratos, sendo assim, você deverá consumir apenas proteínas, como: ovos, carnes, peixes, entre outros alimentos proteicos.

Além disso, você deve consumir cerca de 1 colher de aveia ao dia, pois ela provoca saciedade e te fará comer menos, e também só se deve comer 2 ovos por dia.

A fase de ataque deve durar de acordo com a quantidade de peso que deseja perder, sendo que é necessário cumpri-la de 3 a 7 dias para perder de 3 a 5 kg.

Alimentos proibidos na primeira fase: massas, raízes, frutas, doces, gorduras, farinhas e todo alimento que possua carboidratos ou gorduras.

2ª fase: cruzeiro

Nesta fase, pode-se começar a incluir em sua dieta os legumes e as verduras, intercalando entre um dia sim, e outro não, se lembrando de não incluir os carboidratos de forma alguma.

Você já começará a sentir falta de um doce, por isso, já é permitido consumir gelatina light, mas lembre-se de não exagerar.

Para temperar seus vegetais, use apenas limão, azeite e ervas.

Alimentos proibidos: carboidratos, frutas e doces.

Alimentos permitidos: vegetais e legumes que não sejam ricos em carboidratos e proteínas.

Para perder peso você deve realizar a fase cruzeiro por 7 dias, sendo que você deve comer verduras e legumes um dia sim, e um dia não, até que se complete o ciclo.

3ª fase: consolidação

A fase de consolidação libera um pouco sua dieta, sendo que você poderá:

  • Consumir proteínas, legumes e verduras;
  • Comer 2 frutas ao dia;
  • Consumir 40 gramas de qualquer tipo de queijo por dia;
  • 2 fatias de pão de forma integral por dia;
  • 1 porção de carboidratos 2 vezes na semana;
  • 2 refeições livres, podendo comer qualquer alimento permitido acompanhado de cervejas ou vinhos.

Podemos perceber que nesta fase você já estará consumindo carboidratos e gorduras, mas é muito importante seguir as porções recomendadas, para não estragar todo o trabalho feito até então.

Alimentos proibidos: banana, cereja, uva, arroz branco e macarrão branco de todos os tipos.

Você deverá seguir a fase de consolidação de acordo com a quantidade de peso que deseja perder, sendo que se são 10 dias de dieta para cada 1 quilo desejado.

Se deseja perder 5 kg, por exemplo, você deve seguir a fase de consolidação por 50 dias completos.

4ª fase: estabilização

A fase de estabilização é a última, portanto te trará mais liberdade, mas deve-se tomar muito cuidado, pois se ela não for bem feita, você poderá engordar tudo de novo.

Nesta fase você já poderá comer normalmente, mas lembrando-se de consumir apenas carboidratos integrais e 3 frutas ao dia.

Outra regra é ao menos uma vez na semana realizar uma dieta de apenas proteínas, como a da 1ª fase, e comer 3 colheres de aveia ao dia.

A prática de exercícios é obrigatória, sendo que você poderá realizar atividades físicas até mesmo em sua casa.

A água é fundamental para manter seu corpo, sendo que é preciso ingerir pelo menos 2 litros ao dia.

Você deverá considerar esta fase como um estilo de vida a ser seguido por toda a sua vida, a fim de manter os resultados conquistados.

Como pudemos ver, no início a dieta Dukan é bem restritiva e causa um pouco de desânimo, mas fazendo tudo corretamente você poderá emagrecer e voltar a comer, moderadamente, tudo que comia antes.

Por que a dieta Dukan foca tanto em proteínas?

Por que a dieta Dukan foca tanto em proteínasAssim como em outras dietas, na dieta Dukan você consumirá muitas proteínas, mas isto não te causará mal, pois as proteínas fazem muito bem para o organismo.

Para o emagrecimento, as carnes ajudam muito por serem ricas em fibras e promovem o bom funcionamento do organismo, além de regular o intestino e eliminar toxinas que provocam a retenção de líquidos.

Além disso, a digestão das proteínas é muito mais lenta, com isso o organismo aproveita muito e sobram poucos rejeitos que são eliminados pelas fezes e não viram gorduras.

A saciedade também é uma das vantagens do consumo de proteínas, pois você precisará comer por menos vezes, logo emagrecerá ainda mais rápido.

Agora que você conhece todos os benefícios do consumo de proteínas, entende porque elas são tão mencionadas em dietas, não é?

Invista nas proteínas para ter o corpo que sempre sonhou.

Posso comer as proteínas de todos os jeitos?

Muitas pessoas ficam animadas por conhecerem a dieta Dukan por pensarem que poderão comer as proteínas de todos os jeitos.

Acontece que isto é um erro, pois o que mais engorda não é os alimentos em si, e sim a forma que são preparados.

Agora contaremos a você como você não deve preparar suas proteínas, para não acabar prejudicando seu processo de emagrecimento.

  1. Frituras não!

Adianta não comer carboidratos e comer um filé cheio de óleo ou um ovo frito? Claro que não!

O óleo é um dos principais causadores do acúmulo de gordura, além de entupir as artérias, por isso, nada de fritar suas proteínas.

  1. À milanesa nem pensar!

Um franguinho à milanesa é muito bom não é? Acontece que a farinha que envolve a proteína é carboidrato puro e não pode de forma alguma ser consumida durante a dieta.

  1. Com queijo na 1ª fase, não rola.

Um ovo com queijo, ou até mesmo uma carne coberta com queijo derretido é muito gostoso, mas na primeira fase da dieta Dukan é proibido o consumo de queijos.

Se lembre deste detalhe para não acabar prejudicando a dieta.

Agora diremos como você pode preparar suas proteínas e ser feliz da vida!

  1. Cozido está liberado!

Ovo cozido, frango de panela, carne cozida na pressão, tudo isto é muito gostoso e são liberados na dieta Dukan.

Pesquise por receitas de cozidos e seja feliz.

  1. Grelhado

Quando você grelha um alimento ele se cozinha na própria gordura e água, logo não precisa de gordura extra e ainda retira a do alimento.

No caso do ovo, você pode fazê-lo mexido sem usar gordura, basta usar uma panela antiaderente.

Contra indicações da dieta Dukan

Qualquer tipo de dieta pode ter contra indicações, e este método não se livra disso, em especial por ser uma dieta restritiva.

Quando falamos em dieta restritiva queremos dizer que ao realizá-la você se priva de consumir um determinado grupo de alimentos, isto não é algo necessariamente ruim, pois traz benefícios e só causa malefícios em casos determinados.

Se você for diabético, por exemplo, ou tiver alguma doença que inspire cuidados com a alimentação, não é indicado que você faça a dieta Dukan, uma vez que a ausência de carboidratos pode causar graves complicações à sua saúde.

Além disso, se você estiver com o organismo fragilizado também não é interessante fazer este tipo de dieta, sendo que você deve consultar um médico antes.

Também não se deve manter na dieta, na fase inicial por muito tempo, pois a ausência total de carboidratos por longo tempo pode causar anemias.

Estes são os casos mais comuns, mas lembre-se que antes de iniciar qualquer dieta você deve consultar um médico e também um nutricionista.

Vantagens e desvantagens da dieta Dukan

Vantagens e desvantagens da dieta DukanAssim como tudo na vida, a dieta Dukan não se livra de ter vantagens e desvantagens, uma vez que é uma dieta restritiva que traz bons resultados, mas pode ter efeitos colaterais.

Veja agora quais são as vantagens e as desvantagens desta dieta.

Vantagens:

  • Resultado rápido: A dieta Dukan provoca muitas mudanças no organismo e nos hábitos, com isso você conseguirá perder peso mais rápido.
  • É prazerosa: Para muitas pessoas comer proteínas é muito bom, por isso a dieta Dukan pode ser muito prazerosa.

Você não precisará resistir a um bom ovo mexido, ou a um lindo bife.

  • Não é cara: Você consegue fazer a dieta com ingredientes comuns, sem precisar investir em coisas lights e diets.
  • Promove saúde: Os alimentos permitidos na dieta Dukan são saudáveis, logo você emagrece com saúde.

Agora que você conhece as vantagens, vejamos as desvantagens, para que você possa se preparar e ver se esta é a dieta certa para o seu caso.

Desvantagens:

Se você ama açúcar, vai sofrer: A dieta Dukan proíbe o consumo de doces, até mesmo o de frutas, então você pode sofrer um pouco caso seja apaixonado(a) pelo gosto doce.

Efeito sanfona: A dieta Dukan é altamente efetiva, então, se você fazer por uma semana perderá um bom peso.

O problema é que caso você resolva tirar uma folga, poderá perder todo o avanço conquistado.

Para que dê certo, esta dieta exige comprometimento e disciplina, caso contrário você poderá sofrer com o efeito sanfona.

Problemas de colesterol: O consumo exagerado de proteínas pode acabar aumentando seu colesterol, então deve ficar atento a isto.

Desconforto abdominal: As proteínas são digeridas lentamente, com isso você pode sentir certo desconforto abdominal, então é importante consumir menos alimentos.

É importante que você se atente a estes fatos, mas não se deixe levar apenas por isso, você deve avaliar o que vale mais para o seu caso, e se as desvantagens são muito relevantes para você.

Sabendo disto e consultando um médico você saberá se realmente pode e deve realizar a dieta Dukan.

Estas foram as informações que separamos sobre a dieta Dukan, esperamos que tenham sido úteis e que te ajudem em sua missão de emagrecer!

5/5 - (1 vote)
Compartilhar:

Gostou? Alguma dúvida? Deixe seu comentário!

comentários

Método Revolucionário Elimina Até 10kg em 27 dias!Clique Aqui!