Skip to content

Dieta Dash – Combate a Hipertensão e Emagreça com Saúde

Dieta Dash

A dieta Dash foi desenvolvida para ajudar aqueles que sofrem com problemas de hipertensão, sendo que a alimentação é grande responsável pelo agravamento do caso.

Os Estados Unidos batem recordes de casos de doenças cardiovasculares e relacionadas à hipertensão, em virtude do estilo alimentar comum no país, que fez muito sucesso também no Brasil.

Para resolver esta situação, a dieta Dash foi criada e alcançou bons resultados, por trazer qualidade de vida novamente para estas pessoas, e no Brasil também tem grande potencial de promover bons resultados.

Neste material vamos lhe apresentar com detalhes este método, mostrando todos os seus benefícios para a saúde, por isso não deixe de acompanhar até o final.

Esta pode ser a sua oportunidade de ter uma vida melhor, então não perca!

O que é a dieta Dash?

A Dieta Dash foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo National Heart, Lung, and Blood Institute, e tem como principal ação o estabelecimento de uma alimentação mais saudável para prevenir a hipertensão e ajudar aqueles que já tem.

Sendo assim, para quem pretende emagrecer este método não é necessariamente a melhor opção, mas para você que está em busca de uma vida mais saudável certamente pode lhe trazer grandes resultados.

Com o avanço das tecnologias, a alimentação contemporânea passou a valorizar mais o sabor dos alimentos do que suas capacidades nutritivas, e com isso o açúcar, o sal e a gordura passaram a ser superestimados.

No paladar eles ganham altos pontos, mas em relação à saúde só perdem pontos e fazem com que a pessoa tenha sérios problemas de saúde.

Dentre estes problemas encontramos a obesidade, o diabetes e a hipertensão, que são causadas principalmente pelos hábitos alimentares.

O que a dieta Dash sugere é exatamente a mudança de hábitos alimentares e que o paladar passe a ter um significado diferente, colocando a saúde sempre em primeiro lugar, e dessa forma preparando os alimentos de forma que sejam saborosos e sadios.

Isto não quer dizer que você nunca mais poderá comer sal, açúcar e gordura, pois isto seria prejudicial, afinal de contas o paladar é um dos prazeres da vida, então ele pode ser agradado de vez em quando.

Mas a grande questão é que você não precisa consumi-los em excesso, então a dieta sugere limite nas quantidades, as quais você pode usar em seu dia e manter seu organismo longe de complicações.

Sugestões da dieta Dash

Sugestões da dieta DashPara este método você deverá seguir algumas regras, que não é nada de outro mundo, mas certamente tem grande significado.

O primeiro a ser reduzido é o sódio, visto que é o maior causador da hipertensão, sendo que este deve ser 1500 mg à 3000 mg, lembrando que caso você tenha a doença deve consumir a quantidade mínima.

Em relação às gorduras, o ideal é consumir no máximo 10% em sua dieta Dash, ou seja, se você tem uma dieta de 1700 calorias, 170 calorias de gorduras é o máximo permitido por dia.

E por fim, o colesterol deve ser reduzido para no máximo 150 mg caso você tenha a doença, e se não tiver o valor sobe para 300 mg, mas não abuse!

O açúcar refinado tem influência na hipertensão, mas é baixa, entretanto para não adquirir obesidade ou diabetes, busque reduzir a quantidade para o mínimo possível, tendo preferência por açúcar advindo de alimentos naturais.

Apenas pessoas hipertensas podem fazer a dieta Dash?

Se você leu o artigo até aqui, certamente já pôde concluir a resposta para esta questão, mas vale reforçar que não, ela não é direcionada exclusivamente para pessoas hipertensas.

Pessoas que chegaram até esta situação não seguiram nenhuma recomendação de saúde, e talvez você já tenha ouvido o ditado: é mais fácil prevenir do que remediar, e é exatamente esta uma das propostas da dieta Dash.

Qualquer tratamento depois que a doença já foi instaurada é muito complicado, em especial a hipertensão, que é crônica, ou seja, não tem cura conhecida ainda.

Sendo assim, depois que já ocorreu, a pessoa terá que lidar pelo resto de sua vida, e com isso ter limitações que a privem de simples prazeres da vida, como comer uma pizza.

Para evitar que isto ocorra, o ideal é que você já tenha uma alimentação saudável, assim não terá que se preocupar com doenças e terá liberdade para comer uma besteira de vez em quando, coisa negada a hipertensos.

Dessa forma, seguir a dieta Dash pode ser de grande ajuda para manter uma vida longe de restrições, visto que este não é seu principal foco, uma vez que você não é proibido de exatamente nada.

O ideal é não esperar aparecer um problema para se cuidar, pois na maioria das vezes já é tarde demais, e a pessoa tem a saúde tão comprometida que dali para frente não poderá viver com a mesma plenitude de alguém saudável.

Então, caso queira seguir a dieta Dash vá em frente, pois certamente lhe trará ótimos resultados, em especial com o passar dos anos, visto que sua velhice não terá tantas complicações.

Ajustando as quantidades, este é um método ideal para quem não é hipertenso também, e você pode consumir o que deseja de vez em quando!

Quais os benefícios observados na saúde?

Quais os benefícios observados na saúdeUm método que tem por objetivo reduzir índices de uma das mais presentes doenças atuais, certamente já traz um benefício enorme para a sociedade.

Mas, saiba que este não é seu único benefício, visto que a prevenção de hipertensão também previne e trata muitas outras possíveis doenças por tabela.

Como dissemos, a obesidade e o diabetes são exemplos clássicos, visto que os alimentos reduzidos na dieta Dash são os principais causadores destas duas patologias também.

Além disso, a prevenção destas doenças leva à diminuição das chances de doenças cardiovasculares, que também são muito comuns, levando boa parte da população à morte precoce.

E talvez você nem tenha pensado nisso, mas esta também pode prevenir o câncer, visto que a alimentação é a principal matéria prima para a produção de nossas células, e sal, gorduras e açúcares são potenciais para originarem células doentes.

Quando você reduz estes tipos de alimentos, acaba auxiliando a geração de células saudáveis, e assim consegue diminuir de forma drástica as chances de vir a desenvolver câncer, em especial no sangue, no aparelho digestivo e intestinal.

Por falar nisso, caso você tenha problemas estomacais, a dieta Dash também tem grande potencial para lhe ajudar, visto que o sódio e as gorduras causam desconfortos e até mesmo feridas, que chamamos de úlceras.

Essas feridas comprometem a saúde, uma vez que a partir do momento que aparecem, os alimentos que entram no estômago causam dores que para algumas pessoas são insuportáveis.

Dessa forma, mesmo que você não tenha problemas de hipertensão, ainda assim terá limitações, visto que não poderá comer diversos alimentos que causam dores e desconfortos abdominais.

Então, para você que está em busca de saúde, este método é considerado uma das melhores opções para manter uma vida saudável, evitando doenças.

É possível perder peso com a dieta Dash?

A perda de peso é muito buscada, em especial quando falamos de dieta, esta é a primeira ideia que vem à mente: emagrecer.

Mas, além do emagrecimento as dietas também têm como intuito melhorar sua qualidade de vida, e prevenir complicações.

A dieta Dash é um destes exemplos, mas se formos parar para pensar o ganho de massa gorda ocorre por alguns motivos, que podem ser anulados por este método.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a engordar, mas certamente o principal deles é a alimentação inadequada, que prioriza o paladar e a facilidade do que a saúde.

Quando falamos de comida gostosa e fácil, logo lembramos de massas, fast food, doces e industrializados, e são estes os principais contribuintes para o ganho de peso.

Sendo assim, uma boa forma de conseguir perder peso certamente é a mudança dos hábitos alimentares, o que não significa necessariamente seguir uma alimentação que lhe proíba de comer praticamente todas essas coisas.

A proibição resolve? Em partes resolve, pois seu corpo perderá o contato com este tipo de alimento e não ganhará estas calorias, mas a grande questão é que estas dietas não são usuais para a vida.

Isto quer dizer que você não pode passar o resto da sua vida se privando de um sorvete de vez em quando, então quando voltar a comer normalmente, acabará ganhando tudo de volta, pois não se instituiu uma dieta realmente usual.

A dieta Dash pode ser usada como estilo de vida alimentar, pois reúne todos os grupos alimentares e não proíbe o indivíduo de nada.

E, embora não seja seu objetivo principal, da forma que é aplicado, este método é capaz de promover o emagrecimento, visto que evita tudo que o causa.

Então, se quer reunir saúde e perda de peso, é uma boa opção.

Alimentos para consumir durante a dieta Dash e as quantidades indicadas

Alimentos para consumir durante a dieta Dash e as quantidades indicadasVocê já conhece este método, mas certamente uma grande questão é conseguir segui-la, uma vez que dificilmente conhecemos quais os alimentos permitidos, e em especial a quantidade que se pode consumir.

Esta é uma informação com grande relevância, pois quantidades exageradas não te ajudarão em nada a atingir seu objetivo, então é importante se atentar.

Vamos agora apresentar os 7 grupos de alimentos permitidos na dieta Dash, dando exemplares e as porções recomendadas, assim será bem mais fácil seguir.

  1. Carnes em geral

A primeira coisa que você deve saber neste tópico é que é muito importante incluir todos os tipos de carne, sendo a vermelha, as aves e também os peixes, pois cada uma delas tem propriedades especiais.

Além disso, tenha preferência por carnes magras, pois a gordura pode ser muito prejudicial.

A porção recomendada é de 1 a 3 ao dia, sendo que o intermédio entre esta é o ideal para a dieta Dash.

  1. Vegetais

Os vegetais são importantíssimos para a saúde, e para garantir que seu corpo tenha os nutrientes que precisa, deve-se investir de 4 a 5 porções por dia, bem distribuídas ao longo das refeições.

Você pode consumir: agrião, alface, acelga, escarola, repolho, espinafre, couve, rúcula, alcachofra, brócolis, couve-flor, aipo e muitos outros, lembrando que devem ser preparados com o mínimo de sal e gordura.

  1. Frutas

Para quem sofre sem açúcar, as frutas podem ser as grandes salvadoras da dieta Dash, uma vez que é a partir delas que você pode extrair seus doces, fazendo suas sobremesas e até mesmo comendo-as puras, como um lanche ideal.

Você pode consumir os mais variados tipos: morango, manga, abacaxi, laranja, melão, melancia, uvas, pêssego, amora, ameixa, banana, mamão, maçã e todas as que preferir, respeitando a quantidade de 4 a 5 porções por dia.

  1. Grãos integrais

Uma alimentação saudável precisa de carboidratos, e estes são benéficos para a saúde, desde que se saiba escolher as fontes corretas, e neste caso os grãos integrais são as melhores, podendo consumir de 6 a 8 porções ao longo do dia.

Linhaça, chia, quinoa, arroz integral, aveia, cevada, milho, trigo em grãos e muitos outros são saudáveis e podem te ajudar a ter mais saciedade em suas alimentações.

  1. Laticínios

Os laticínios fazem muito bem, mas o pecado de quem os consome está na quantidade de gordura dos exemplares que escolhe, então para a dieta Dash tenha preferência por aqueles que sejam mais magros.

Você pode consumir de 2 a 3 porções ao dia, tendo como opções: leite desnatado, queijos com pouca gordura, iogurtes naturais, cream cheese e muitos outros.

  1. Gorduras boas

As gorduras são contraindicadas na dieta Dash, mas é importante deixar claro que são as saturadas e trans, uma vez que as gorduras boas são altamente recomendadas, podendo consumir de 2 a 3 porções por dia.

As melhores são aquelas que vêm de alimentos naturais, como o azeite de oliva, o leite, as oleaginosas e tantos outros.

  1. Sementes, leguminosas e oleaginosas

Acabamos de falar das oleaginosas, e caso você não saiba o que é, são grãos dos quais é possível extrair óleos, como é o caso do amendoim.

Estes alimentos são bons, caso sejam consumidos com moderação, por volta de 4 a 5 vezes por semana.

Estas foram as informações sobre a dieta Dash, não deixe para depois e comece logo sua mudança de vida, pois daqui uns anos só terá a agradecer!

5/5 - (1 vote)
Compartilhar:

Gostou? Alguma dúvida? Deixe seu comentário!

comentários

Método Revolucionário Elimina Até 10kg em 27 dias!Clique Aqui!