Skip to content

Conheça os Benefícios de Consumir Chia Diariamente

Chia, se não for a semente mais famosa no mundo fitness é uma das. A semente de chia é originária da Guatemala e do México, na América Central. Estudos apontam que ela começou a ser cultivada para consumo alimentício em cerca de 3500 a.C. Estudos apontam que a semente de chia era oferecida aos deuses astecas em cerimônias religiosas. Mas qual o segredo da chia que fez com ela ficasse tão famosa. Certamente o segredo está na capacidade que a semente tem de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Isso é incrível no âmbito de saciedade. A chia tem uma capa de gel que quando hidratada infla, o que a torna extremamente eficaz na sensação de saciedade.

Pessoas que sofrem com intestino preguiçoso podem ter a chia como uma excelente aliada. Por conter alto teor de fibras, a chia faz com que o intestino funcione como deveria funcionar, deixando-o mais ativo. Vale deixar bem claro que assim como qualquer outra fonte de fibra é necessário um aumento no consumo diário de agua. Até porque a função de estimular o intestino só funciona para quem bebe bastante líquido.

Apesar de ser considerada uma cultura antiga, o cultivo da planta tem sido considerado uma “nova” cultura devido aos séculos de adaptação aos quais foi submetido. Hoje em dia, ela é cultivada em países como México, Equador, Argentina e Colômbia. No Brasil, a produção de chia não chega a números significantes.

Existe algum maleficio em consumir Chia em grande quantidade?

Tudo em excesso faz mal. A chia possui grandes quantidades de carboidratos. Portanto se consumida de forma exagerada, pode gerar, inclusive, ganho de peso. E para as pessoas que estão em busca de perda de peso isso pode se tornar um problemão. E assim como citado acima é necessário o aumento na ingestão diária de agua, caso contrario o risco causado pela ingestão desacerbada da semente pode causar efeito contrario, ou seja, constipação intestinal.

O exagero nunca é garantia de resultados melhores e mais rápidos. A recomendação diária de ingestão de fibras é de 25g. Ok pode parecer pouco, mas não é, a chia depois de hidratada cresce consideravelmente, e é preciso levar em consideração que, ao longo do dia, serão ingeridas outras fontes de fibra alimentar. Excesso de toda e qualquer fibra na dieta atrapalha a absorção de outros nutrientes, principalmente os minerais.

Mas afinal qual é melhor, chia ou linhaça?

Certamente a chia se destaca pela maior quantidade de cálcio em sua composição. Portanto sabemos que alimentos ricos em cálcio ajudam na prevenção de osteoporose. Em apenas 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias, simplesmente sensacional.

Por outro lado a linhaça, por conter um alto índice de lignanas e de gorduras monoinsaturadas. Melhora o perfil lipídico, ou seja as gorduras monoinsaturadas abaixam mais especificamente o colesterol ruim (LDL), enquanto mantém o colesterol bom (HDL), melhorando consideravelmente a saúde cardiovascular. Por isso que é tão difícil escolher uma ou a outra semente. Se for possível em sua dieta incluir as duas maravilha, você pode intercalar o consumo, um dia ingere uma, no outro dia a outra.

Pudim de Chia

O pudim de chia é uma ótima opção de café da manhã e lanche. Além de ser fácil de fazer, ele é muito nutritivo. É uma fonte de fibras e atua no controle da fome. O “pudim” pode ser incluído na sua dieta diária e se tornar seu aliado no emagrecimento.

Apesar de pouco calórico, ele é um alimento que controla a fome muito bem. Rico em fibras, as quais ajudam a manter o corpo saciado por um período maior. Por ser de facil digestão ele previne a sensação de inchaço que a prisão de ventre pode causar. Por isso não perca tempo, inclua essa sobremesa na sua dieta isso vai ajudar demais o funcionamento do intestino e evitar a constipação.

Ingredientes:
1 copo de iogurte natural;
25g de chia;
1 xícara de leite (pode ser suco de frutas ou mesmo leite de coco);
Adoçante á gosto;
Coco ralado e canela a gosto;

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes, coloque porções a serem consumidas em recipientes individuas para 1 pessoa, deixe na geladeira por no mínimo 2 horas. Como com frutas picadas de seu gosto. Vale lembrar que coco e canela são opcionais.