Skip to content

Como Controlar a diabetes Através da Alimentação

Provavelmente você tenha alguém na família, ou no mínimo conhece alguém que tem diabetes. Infelizmente a diabetes acomete centena de milhares de pessoas no mundo todo, mas não se assuste se cuidando e se alimentando adequadamente da para se viver bem com a doença. Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela falta de produz de insulina. Ou seja, o corpo não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

A insulina é um hormônio que é produzido no pâncreas, pelas células beta. A principal função do hormônio da insulina é fazer com que a glicose entre nas células e exerça todas suas funções celulares natural. A principal função da insulina é justamente evitar o acumulo de glicose no sangue. O que chamamos de hiperglicemia e que não tratada acarreta em alguns problemas a saúde podendo levar o individuo a morte.

Existem alguns níveis de diabetes, ou seja, a doença é classificada de acordo com o nível que ela esteja no organismo de cada individuo. Os tipos de diabetes existentes são Tipo 1, Tipo 2, pré-diabetes, gestacional e alguns casos raros. A Diabetes trata-se de uma doença crônica, e que sim deve ser tratada e levada bem a sério. O tratamento da doença deve ser feito através de três vertentes principais que são alimentação saudável, exercícios físicos e medicamentos. A alimentação pode diminuir os efeitos da doença em ate 50%, ou seja, alimentação é importante mas o tratamento não pode ser feito apenas através da alimentação.

Melhores alimentos para diabéticos

Frutas vermelhas como cereja, morango, amora, framboesa e pitanga possuem baixa carga glicêmica e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Para pessoas diabéticas a escolha das frutas são essenciais. A substancia que da a cor vermelha a essas frutas chama-se antocianina, essa substancia ajuda a reduzir os níveis de colesterol, glicose e insulina após uma refeição.

Grãos integrais, mas não se iluda, esses grãos tem a mesma quantidade de calorias dos seus equivalentes refinados. Eles não são indicados por nutricionistas por serem menos calóricos como algumas pessoas pensam. Mas sim porque eles causam um menor pico de glicose no sangue, justamente por serem ricos em fibras e conterem mais nutrientes que os refinados. Mas saiba que a carga glicêmica desses alimentos existem, e por isso devem ser utilizados com moderação.

Leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico são excelentes para controle da diabetes e por ser cultural são alimentos que sempre tem no prato dos brasileiros. Esses alimentos também são fonte de fibras, assim como os grãos integrais e também ajudam a não ocasionar picos de glicemia. Poderosíssima fonte de vitaminas e minerais que fazem bem inclusive para colesterol, na verdade os alimentos que vem da terra, ou seja são cultivados, são sempre opções saudáveis que devem fazer parte de 90% da nossa alimentação diária.

Reduza as gorduras e frituras

As gorduras presentes em carnes e alimentos de preparo rápido certamente fazem muito mal para a saúde. Quem esta um pouquinho mais ligado em hábitos saudáveis ja esta cansado de saber disso. Esse tipo de gordura e alimentos causam o colesterol, trazendo vários problemas a saúde principalmente para o coração.

Ou seja o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação que pode atingir o hipotálamo, uma importante região do cérebro que controla a fome e a saciedade. Essa inflamação causada pela gordura destrói os neurônios fazendo com que a pessoa não se sinta saciada. Esse excesso de gordura deixa de ser depositada apenas nas células adiposas e começa a se instalar também em alguns órgãos, como o fígado e o pâncreas. As frituras também são vilãs elas comprometem o equilíbrio orgânico, podendo causar até mesmo câncer em razão das toxinas que contém.