
Nos dias atuais as pessoas estão mais interessadas em levar uma Alimentação Saudável, se alimentando melhor e praticando exercícios físicos. Ser saudável no quesito alimentação, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, não é uma alimentação cheia de restrições ou sem sabor. As pessoas se deixam enganar ao pensarem se alimentar saudável é levar uma vida sem graça, sem prazeres. Muito pelo contrário quando você aprende a se alimentar com qualidade percebe que é uma delicia e acaba pegando gosto. As vezes até se tornando o chato da dieta de tão gostoso que se torna o estilo de vida.
Uma alimentação saudável certamente garante que seu corpo esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa. É pensando nisso que vamos te ajudar a entender melhor o que significa alimentação saudável, e tudo que você precisa ingerir conscientemente para nutrir seu corpo. Bom para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade de alimentos, equilíbrio, quantidade e o principal na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos. Só ingerir frutas por exemplo não significa ser saudável, ja parou para analisar a procedência dessas frutas, a quantidade de agrotóxicos que podem estar sendo utilizado na plantação dessas frutas. Por isso que aqui tudo importa.
Na ciência nutricional a pirâmide alimentar saudável de Harvard representa o que há de mais atual até o dado momento. A pirâmide esta organizada estrategicamente, ou seja, a parte mais larga, na parte inferior, é para coisas que são mais importantes. Os alimentos no topo estreito são aqueles que devem ser consumidos com moderação, se for o caso. É super importante entender a pirâmide, ler rótulos para saber trilhar um caminho consciente na construção de um habito e de uma alimentação saudável.
Alimentos naturais base Alimentar
Como podemos ver na imagem da pirâmide acima, os alimentos naturais devem ser a base do consumo diário. Costumamos chama-los de alimentos da terra, ou seja, alimentamos que foram plantados, cultivados e não que foram fabricados artificialmente em laboratórios. Esses alimentos naturais, vindos da terra, quando consumidos em grande variedade e sendo maioria de origem vegetal, são a peça principal para uma alimentação saudável balanceada e uma alimentação nesses princípios como base promovem saúde e bem estar, trazendo longevidade de vida.
Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou até mesmo de animais, e ja são consumidos sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Alimentos in natura são basicamente frutas, verduras, legumes, raízes e tubérculos (como a batata e a mandioca) e ovos. Esses são considerados alimentos in natura, eles são ricos em vitaminas e minerais e devem ser consumidos diariamente dentro de uma alimentação equilibrada.
Entendendo os alimentos
Cada alimento possui uma gama específica de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, o que damos o nome de sinergia dos nutrientes. Sendo assim, quando entendemos melhor os tipos e as funções de cada um, compreendemos porque uma alimentação necessita de variedade, moderação e equilíbrio.
Os carboidratos são as principais fontes de energia para o corpo. Graças a esses nutrientes podemos cumprir nossas atividades diárias, como trabalhar, estudar e praticar atividades físicas. Entre as fontes principais de carboidratos estão os cereais que são arroz, aveia, milho, trigo. Temos também as raízes e os tubérculos que são mandioca, mandioquinha, batata, inhame, cará. Também são considerados carboidratos os açúcares, ou seja, os doces em geral.
As proteínas são responsáveis pela construção de tecidos como pele, cabelos, unhas e músculos. Ela também é responsável pela construção das nossas células de defesa, os hormônios e as enzimas, substâncias fundamentais para o equilíbrio do organismo. Podemos encontrar proteína principalmente em carnes, ovos, leites, queijos, iogurtes, leguminosas e cereais integrais.
Os lipídios também fornecem energia para o corpo realizar suas funções básicas diárias. Porém, também auxiliam na formação das membranas das nossas células, protegem os nossos órgãos, e contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Então diferente do que algumas pessoas pensam a gordura é sim importante para o funcionamento saudável do nosso corpo, ou seja, não podemos elimina-la 100% da nossa dieta. As vitaminas e os minerais participam de todo o funcionamento do corpo. São essenciais para manter os sistemas em harmonia e trabalhando corretamente dentro de suas funções específicas.